четверг, 12 сентября 2019 г.

Seja o líder que toda equipe gostaria de ter - Logística Descomplicada

Seja o líder que toda equipe gostaria de ter. Promover um indivíduo a uma posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de uma mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se admirar que temos tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para resultados. A sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a “peonada”, não serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada para resultados. Para compreendermos a evolução do papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e técnicas de ontem e de hoje. O líder de ontem era aquele que: – Exercia poder sobre os subordinados; – Impunha a sua vontade; – Procurava manter os subordinados sob dependência constante; – Colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados; – Quando era necessário pressionar, dizia que a decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que outras opções não eram possíveis; – Era omisso no desenvolvimento das tarefas; – Desconhecia a importância de dar feedback; – Não fornecia os recursos necessários e fazia raros comentários sobre as atividades dos membros do grupo, à medida em que era interrogado. O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade para influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade e assertividade. O líder de hoje é aquele que: – Tem paixão pelo que faz; – É focado nas pessoas; – É efetivo na sua comunicação com o grupo; – É movido a desafios; – É visionário. Sabe aonde quer chegar; – Investe no desenvolvimento dos futuros líderes; – Gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo; – Sabe conquistar a confiança dos liderados; – Recicla-se constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de liderança; – Delega responsabilidades de acordo com a competência de seus liderados; – Tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados; – Mostra com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir; – Cria uma atmosfera de criatividade e produtividade; – Busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo. As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e equipe gostariam de ter.

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